Quais cuidados tomar na hora de transportar químicos classificados?
2 de dezembro de 2019

O transporte de cargas possui em si diversos detalhes que geram periculosidade. E geralmente a falta de atenção pode acarretar em perdas econômicas, como extravio de mercadorias, entre outras questões. 

Porém, há alguns tipos de carga que não representam apenas perdas de dinheiro, mas seu transporte mal realizado pode trazer impactos danosos ao meio ambiente e à vida num geral - incluindo a nossa.

Neste artigo trazemos os principais cuidados que empresas devem tomar na hora de contratar uma transportadora de produtos químicos classificados.

1. Certificados

O principal ponto a se ter atenção é nas mãos de quem você está entregando sua mercadoria. Existem certificados obrigatórios na hora de transportar produtos químicos classificados. Eles atestando a qualidade dos serviços e confiabilidade do operador logístico. O TECADI, por exemplo, possui todos os certificados necessários, que são: IMA (antiga FATMA), Polícia Federal, Exército, Polícia Civil, Ibama, DAT, ISO 9001 e ANTT.

2. Qualificação da equipe

E, obviamente, não basta o certificado: é preciso ter certeza que há uma equipe treinada e especializada em seguir cada processo específico desse tipo de transporte. No TECADI, possuímos uma equipe altamente qualificada, com todos os treinamentos necessários para lidar com produtos químicos classificados. 

Todos os nossos motoristas são certificados para Transporte de Produtos Perigosos (TPP), aptos para direção defensiva para veículos pesados, movimentação de produtos perigosos e prevenção e combate a incêndios, além de conhecerem toda a legislação relacionada a estes produtos.

3. EPIs necessários

Todo o pessoal envolvido no manuseio e transporte das mercadorias perigosas deve utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios para este tipo de operação, garantindo a máxima segurança. Isso inclui o motorista, pois os EPIs protegem em caso de acidente e na hora de realizar a movimentação de carga e descarga dos químicos classificados. 

4. Mercadoria na estrada

Outro ponto muito importante a observar é a rota planejada para a mercadoria. Existem diversos locais que devem ser evitados, como reservas ecológicas, reservatórios de água e também cidades altamente populosas. 

É preciso que a empresa contratada para a logística e transporte tenha também ciência de toda a legislação dos locais por onde a carga perigosa passar, respeitando cada limite estabelecido.

5. Chegada segura

O ponto onde será estacionado o veículo e realizada a descarga da mercadoria deve ser delimitado e seguro. Isso precisa ser feito para a segurança geral das pessoas envolvidas na operação, assim como para evitar a contaminação de outros produtos que possam existir no local e assegurar a preservação do meio ambiente.

Para garantir o transporte seguro de sua mercadoria química classificada conte com o TECADI, operador logístico com expertise, certificação e equipe altamente qualificada para esta operação. Entre em contato: www.tecadi.com.br 

TECADI ARMAZENS GERAIS LTDA - CNPJ: 08.640.510/0003-05